USA
Route 66 – A viagem de uma vida
Casámos no dia 28 de Maio de 2022, num lindo dia de Verão. Para a nossa lua de mel, escolhemos percorrer a Route 66 – apesar dos meus receios iniciais, foi realmente uma das viagens da nossa vida, que recomendamos a todos os que tenham oportunidade de a fazer, seja em família ou com amigos. Se está a considerar percorrer a mítica Route 66 e necessita de informação, acompanhe a série de blog posts “Route 66 – A viagem de uma vida“ nos quais partilharemos o nosso roteiro, experiências a não perder e outras dicas úteis, para que possa tirar o máximo partido da viagem.
Duração
Quando começámos a planear a nossa viagem, estávamos conscientes do tempo que tínhamos disponível. Querendo aproveitar ao máximo os 15 dias da licença, mas também evitar agitação e correrias desnecessárias, decidimos começar a viagem em Oklahoma City, terminando em Santa Monica, Los Angeles. Isto significou deixar os primeiros 1350 km da Route 66 para uma próxima aventura o que, olhando para trás, percebemos ter sido uma decisão acertada, por nos ter permitido desfrutar de cada trecho com tempo e tranquilidade.
Apesar de ser possível, não recomendamos que faça os 3.000 km que percorremos, em menos de 15 dias – a beleza da nossa viagem residiu nas pessoas que conhecemos, nas curiosidades que descobrimos e no tempo que passámos a vaguear por cidades abandonadas do interior dos Estados Unidos. É essa a nossa recomendação para que aproveite esta aventura tanto como nós.
Quando ir
Começámos a nossa viagem no dia 30 de Maio, dois dias depois do nosso casamento. Iniciámos a viagem de regresso ao Porto no dia 13 de junho, onde aterrámos no dia 14 Junho. Ao todo, precisámos de 15 dias para o total da viagem, incluindo voos e estadia de 4 dias em Los Angeles.
O clima esteve maioritariamente ameno, à exceção de chuvas intensas entre Oklahoma e Amarillo, e do calor abrasador de Las Vegas, onde as temperaturas atingiram os 42ºC. O tempo quente faz parte da experiência de Vegas e é fácil de suportar com roupa leve e fresca (e ar condicionado em todos os espaços); já para a chuva pode dar jeito um impermeável.
Como ir
Voámos do Porto (Portugal) para Oklahoma City (Estado de Oklahoma) com 2 ligações, em Madrid (Espanha) e Dallas (Texas). Foi uma viagem longa e cansativa, num total de 22 horas porta-a-porta. Para garantir que recuperávamos bem, optamos por ficar 1 dia inteiro em Oklahoma (2 noites) antes de nos fazermos à estrada. Foi uma boa decisão e Oklahoma revelou-se um lugar muito agradável para recuperar do jet lag e passear durante o primeiro dia.
Alugámos um Ford Mustang descapotável na Hertz (através do Booking.com) por $56 USD/dia, que levantámos no 3º dia de viagem (1 de Junho) no aeroporto de Oklahoma, entregando-o em Los Angeles no dia 9 de Junho. Tivemos um total de 9 dias com carro, o suficiente para percorrer o trecho da Route 66 que escolhemos. Los Angeles, onde passámos os últimos 4 dias, tem uma ótima rede de metro e autocarros (além de Uber) e por isso decidimos entregar o carro no 9º dia antes do final da viagem, para economizarmos algum dinheiro em estacionamento e gasolina, especialmente porque o combustível é muito mais caro na costa Oeste. De qualquer forma, para quem tenha mais tempo, manter o carro pode ser uma ótima opção para explorar as praias da costa Oeste.
Importante! Optámos por deixar o último tanque de gasolina pré-pago em Oklahoma, onde o combustível é substancialmente mais barato. Isto permitiu uma poupança nos custos e menos uma preocupação na hora de entregar o carro que chegou ao aeroporto de LA na reserva. Obrigado, Hertz – Oklahoma por nos informar da diferença de preços entre ambas as costas 😉
Voámos de Los Angeles para o Porto, com as mesmas 2 escalas (Dallas e Madrid). Demorámos 24 horas a chegar a casa, porque perdemos a ligação em Madrid, devido a um problema informático que nos fez descolar com 2 horas de atraso de Dallas. Tivemos sorte em conseguir o último voo de ligação para o Porto nesse dia e chegar a casa na data prevista.
Onde ficar
Tentámos equilibrar o orçamento e o conforto, sabendo que seria uma tarefa difícil, especialmente em cidades pequenas, onde a oferta é limitada. Não ficámos em motéis mais ficámos em hotéis que se assemelhavam muito a motéis. 😅 Muitas cadeias de hotéis reconhecidas têm versões low-cost que são bastante confortáveis, mas sempre que possível ficámos em hotéis mais locais.
Itenerário
Já não é possível conduzir em alguns troços da Route 66, mas a I-40, a moderna autoestrada que atravessa o país de costa a costa, é uma alternativa adequada sempre que necessário. Grande parte da I-40 corre em paralelo com a histórica Route 66, facilitando a entrada e saída, de acordo com o tempo disponível e o que se pretenda visitar.
O itinerário abaixo é meramente indicativo: a Route 66 pode ser percorrida de diferentes formas e em diferentes timmings sendo o mais importante adaptar o percurso ao objetivo da viagem e perfil dos viajantes.
Dia 1
Porto - Oklahoma
Dia 2
Oklahoma
Dia 3
Oklahoma - Amarillo
Dia 4
Amarillo - Santa Fé
Dia 5
Santa Fé
Dia 6
Santa Fé - Gallup
Dia 7
Gallup - Flagstaff
Dia 8
Flagstaff - Grand Canyon South Rim
Dia 9
Grand Canyon South Rim to Grand Canyon West
Dia 10
Grand Canyon West to Las Vegas
Dia 11
Las Vegas - Los Angels
DIa 12
Santa Monica
Dia 13
Hollywood e Beverly Hills
Dia 14
Los Angels
Dia 15
Los Angels - Porto
Orçamento
Esta aventura acabou por ser mais barata do que tínhamos inicialmente estimado. Optar por hotéis sem luxos desnecessários, pré-pagar gasolina e pedir caixas de take-away sempre que as doses de refeição eram maiores, foram uma grande ajuda nas nossas economias.
Quanto vai gastar dependerá muito dos seus gostos e preferências. Na lista abaixo pode encontrar uma estimativa dos nossos gastos.
Francisca Peixoto
A Francisca é uma amante de viagens, que combina o seu talento natural para o planeamento com uma rigorosa atenção aos detalhes, não deixa nada ao acaso nas nossas aventuras. Seja a criar o itinerário perfeito, a descobrir lugares maravilhosos ou a procurar a melhor experiência culinária, a organização impecável de Francisca torna todas as nossas viagens inesquecíveis. Quando não está a viajar, gosta de passar tempo com a familia e amigos. É a anfitriã perfeita, adora juntar pessoas e sabe como proporcionar jantares memoráveis. É super ocupada, por isso desafio-te a tentar marcar algo na sua agenda sem pelo menos uma semana de antecedência. Acredita em mim, não vai ser uma tarefa fácil!